MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO FAST SALES

O FAST SALES foi desenvolvido com o objetivo de otimizar a retirada de pedidos de vendas do time comercial da sua empresa, buscando como resultados o aumento do faturamento e uma melhor gestão para apoio a decisão.


Além das rotinas principais de cadastros e pedido de venda, oferecemos os processos de prospecção de vendas (online/offline), controle de ativos (patrimônio), integração com ERP (customizado), recursos de geolocalização, monitor de pedidos, importação de dados via CSV e diversos relatórios.


Leia atentamente o manual e saiba quais são os requisitos mínimos necessários para que o sistema funcione corretamente, seguindo passo a passo de como utilizar todas as funcionalidades disponíveis para o seu negócio, te proporcionando uma melhor experiência na utilização do FAST SALES.

Para que o sistema funcione corretamente, é necessário que o servidor no qual o FAST SALES será instalado, possua os itens abaixo:


1) Certificado de Segurança (HTTPS):
Habilite o protocolo de segurança HTTPS para utilização dos recursos de geolocalização nas rotinas de pedido de venda e checkin/checkout.

Observação: Para mais informações de como habilitar o HTTPS no seu servidor, clique no link abaixo e siga as instruções. http://tdn.totvs.com/display/public/fluig/Configurar+HTTPS


2) Versão Fluig:
Release do Fluig 1.6.4 ou superior

Na matriz de portabilidade você encontra os requisitos necessários para a execução do FAST SALES.

Após a compra do sistema FAST SALES na Fluig Store, é necessário acessar o fluig com acesso “Administrador” para realizar o processo de instalação, logo após, basta acessar o ícone do instalador "FASTSALES Instalador" no menu principal do Fluig.



Após a abertura da página de instalação do FAST SALES, clique no botão “Instalar FASTSALES” para iniciar a instalação.



Observação: Caso o aplicativo do FAST SALES já tenha sido instalado em seu fluig, a plataforma irá exibir a mensagem “FAST SALES já Instalado!”.


Após o início do processo de instalação, é necessário aguardar um curto período de tempo até que toda a instalação seja concluída, conforme a imagem abaixo.



Quando a instalação for concluída, é possível notar que todas as barras de progresso (grupos, formulários, datasets e processos) estarão com o indicador em 100% e o botão que iniciou a instalação terá seu nome alterado para "FASTSALES Instalado!". A partir desse momento, basta acessar o menu do FASTSALES e desfrutar de todos os recursos do sistema.


Observação: O instalador criará duas páginas no Fluig: A do instalador (“FASTSALES Instalador”) e a do FAST SALES (“FASTSALES”). Após acessar a página do instalador e realizar a instalação, serão criados 2 grupos de usuários: Vendedor e Gestor. Também será criado uma pasta na raiz da instalação chamada FASTSALES FORMS, que portará todos os formulários de cadastros e processos do FAST SALES. Por fim, serão criados processos, todos dentro do submenu “FASTSALES”.


Após a instalação do FAST SALES, a página do instalador (“FASTSALES Instalador”) pode ser removida, pois o mesmo já se encontra instalado. Para realizar a remoção, basta seguir os passos abaixo:



Acesse o Painel de Controle do fluig, clique em “WCM” e vá em “Minhas Páginas”. Uma lista de páginas será exibida. Selecione a página do instalador do FastSales e realize sua exclusão.


OBS: Para que todos os processos do FAST SALES e recursos apareçam para seus respectivos usuários do Fluig, é necessário acessar “Painel de Controle” e em seguida clicar em “Usuários”. Note que a lista de todos os usuários será exibida. Basta editar os perfis dos usuários e adiciona-los respectivamente nos grupos de “Gestor” e/ou “Vendedor”, para que possam ter acesso às respectivas funcionalidades no FAST SALES.


OBS: Para que o DataSet de preços funcione corretamente, é necessário realizar algumas configurações. Acesse "Painel de Controle", "DataSets" e procure por fastsales-dto-tabela-preco. Cl

O processo de pedido de vendas tem como funcionalidade permitir que o usuário, por meio de seu dispositivo móvel ou computador, realize pedidos com facilidade e rapidez. Para iniciar um novo pedido, é necessário acessar o menu lateral esquerdo, clicar em “Processos” e “Iniciar Solicitações”, conforme as imagens abaixo.


MOBILE


Clique no processo “Pedido de Vendas”, conforme a imagem abaixo.


WEB


Clique no processo “Pedido de Vendas”, conforme a imagem abaixo.



O processo de "Pedido de Vendas" será carregado. Ele possui basicamente 4 abas, que são respectivamente: Localização, Cliente, Carrinho de Compras e Pagamento e serão abordadas em seguida.

A primeira aba do pedido, refere-se a localização. Esta aba tem como funcionalidade exibir para o usuario a localização que o mesmo se encontra, uma vez que a rotina captura as coordenadas de geolocalização atual do vendedor.


O aplicativo possui uma funcionalidade que realiza a comparação da localização atual do vendedor com as localizações dos clientes cadastrados no aplicativo, caso o vendedor esteja proximo a algum cliente, o aplicativo adiciona automaticamente o cliente ao pedido de venda.


Observação: O aplicativo calibra o raio de precisão da localização de acordo com o GPS do equipamento.


MOBILE



WEB



A segunda aba do pedido de venda, refere-se aos clientes. Se a localização do vendedor for igual a localização do cliente, ele será identificado automaticamente na aba anterior. Caso contrário, o vendedor poderá pesquisar o cliente manualmente, buscando o mesmo por nome.


MOBILE


Para registrar a localização do cliente, clique no botão "Salvar Nova Localização do Cliente" conforme imagem abaixo.



Observação: Só é possivel registrar a localização do cliente utilizando o processo de pedido de venda de forma Online!


WEB


Para registrar a localização do cliente, clique no botão "Salvar Nova Localização do Cliente".

Observação: Só é possivel registrar a localização do cliente utilizando o processo de pedido de venda de forma Online!


A terceira aba, refere-se aos itens do pedido de venda. Nessa tela você deve selecionar uma tabela de preço e em seguida poderá consultar os produtos cadastrados e adicionalos no carrinho de compras do pedido. Também é possível alterar a quantidade de itens dos produtos já inseridos no carrinho e realizar a remoção dos mesmos.


MOBILE



WEB



A quarta e última aba do pedido, refere-se aos dados de pagamento. Nessa tela você poderá informar dados referentes a entrega, como o nome do motorista e a data de entrega. Também poderá selecionar a forma/condição de pagamento, além de visualizar demais informações referentes ao pagamento. Com apenas essas 4 abas, você conseguirá realizar o pedido de forma simples e eficaz.


O monitor de pedidos permite que o gestor visualize todos os pedidos realizados pelos vendedores em determinado período de datas, podendo filtrar também por um vendedor específico. É possível ver informações do pedido e também realizar sua impressão.


OBS: O vendedor consegue ver apenas seus próprios pedidos.


O processo de prospecção de vendas tem como principal funcionalidade permitir que o usuário, por meio de seu dispositivo móvel ou computador pessoal informe os dados de um potencial cliente, para que a equipe comercial da empresa entre em contato e tente fidelizar esse novo cliente. Para iniciar uma nova prospecção de vendas, é necessário acessar o menu lateral esquerdo, clicar em “Processos” e “Iniciar Solicitações”, conforme demonstrado no início do processo de pedido de venda. Após esses passos, basta expandir o item com nome de “FASTSALES” e acessar a “Prospecção de Vendas”, conforme a imagem abaixo.



Basta preencher os campos do formulário, informando os dados pessoais do cliente e clicar em enviar. Esse processo solicita a utilização dos recursos de navegação, portanto verifique se a mesma foi concedida, para que a localização atual do vendedor seja capturada corretamente.

O processo de Check-in/Check-out tem como principal funcionalidade capturar a localização do usuário e identificar em qual cliente o mesmo se encontra. Caso o cliente não seja identificado automaticamente, basta utilizar o campo de busca por nome e pesquisar o cliente manualmente. Esse processo serve para identificar o horário de chegada (check-in) e saída (check-out) e possibilitar que a empresa verifique o tempo médio gasto para a realização dos pedidos e também se os vendedores estão realizando a rota conforme o planejado. Para iniciar um novo “Check-in / Check-out”, é necessário acessar o menu lateral esquerdo, clicar em “Processos” e “Iniciar Solicitações”, conforme demonstrado no início do processo de pedido de venda. Após esses passos, basta expandir o item com nome de “FASTSALES” e acessar o “Check-in / Check-out”, conforme a imagem abaixo.



Basta preencher os campos do formulário, informando o cliente (caso não seja identificado automaticamente) e alguma descrição, caso seja necessário. Após o término, basta clicar em enviar.

O processo de importação de dados consiste em extrair informações de um determinado arquivo .CSV e armazenar esses dados no Fluig, permitindo que você desfrute de todos os cadastros e processos do FASTSALES. Abaixo faremos uma breve descrição das tabelas e seus respectivos campos.


  1. ATIVO_CODIGO_PATRIMONIO: Código numérico (identificador único) do patrimônio.
  2. ATIVO_CLIENTE_CODIGO: Código numérico (identificador único) do cliente.
  3. ATIVO_CLIENTE_NOME: Nome do cliente.
  4. ATIVO_PRODUTO_CODIGO: Código numérico (identificador único) do produto.
  5. ATIVO_PRODUTO_NOME: Nome do produto.
  6. ATIVO_DATA_HORA: Data/hora do registro.
  7. STATUS: Status (ATIVO ou INATIVO).
  1. CLIENTE_CODIGO: Código numérico (identificador único) do cliente.
  2. CLIENTE_NOME: Código numérico (identificador único) do cliente.
  3. CLIENTE_CPF_CNPJ: Número do CPF (pessoa física) ou CNPJ (pessoa jurídica).
  4. CLIENTE_LOJA: Número da loja do cliente.
  5. CLIENTE_FILIAL: Filial do cliente.
  6. CLIENTE_TABELA_CODIGO: Código numérico (identificador único) da tabela de preço vinculada ao cliente.
  7. CLIENTE_TABELA_NOME: Nome da tabela de preço vinculada ao cliente.
  8. CLIENTE_VENDEDOR_CODIGO: Código numérico (identificador único) do vendedor que está vinculado ao cliente.
  9. CLIENTE_VENDEDOR_NOME: Nome do vendedor que está vinculado ao cliente.
  10. CLIENTE_FORMA_PAG_CODIGO: Código numérico (identificador único) da forma de pagamento que está vinculada ao cliente.
  11. CLIENTE_FORMA_PAG_DESCRICAO: Nome da forma de pagamento que está vinculada ao cliente.
  12. CLIENTE_COND_PAG_CODIGO: Código numérico (identificador único) da condição de pagamento que está vinculada ao cliente.
  13. CLIENTE_COND_PAG_DESCRICAO: Nome da condição de pagamento que está vinculada ao cliente.
  14. CLIENTE_ENDERECO_CEP: CEP referente ao endereço do cliente.
  15. CLIENTE_ENDERECO_ESTADO: Estado (UF) do cliente.
  16. CLIENTE_ENDERECO_CIDADE: Cidade do cliente.
  17. CLIENTE_ENDERECO_LOGRADOURO: Endereço do cliente.
  18. CLIENTE_ENDERECO_NUMERO: Número do endereço do cliente.
  19. CLIENTE_ENDERECO_COMPLEMENTO: Complemento do endereço do cliente.
  20. CLIENTE_ENDERECO_BAIRRO: Bairro do endereço do cliente.
  21. CLIENTE_CODIGO_EMPRESA: Código numérico (identificador único) da empresa do cliente.
  22. CLIENTE_DATA_ULTIMA_COMPRA: Data da última compra que o cliente efetuou no sistema.
  23. CLIENTE_EMAIL: E-mail de contato do cliente.
  24. STATUS: Status (ATIVO ou INATIVO).
  1. CONDICAO/FORMA_PAGAMENTO_CODIGO: Código numérico (identificador único) do registro.
  2. CONDICAO/FORMA_PAGAMENTO_DESCRICAO: Descrição do registro.
  3. CONDICAO_PAGAMENTO_PRAZO: Prazo da condição de pagamento (em dias) e separado por barras “/”, exemplo: (1 / 15).
  4. STATUS: Status (ATIVO ou INATIVO).
  1. GRUPO_CODIGO: Código numérico (identificador único) do grupo.
  2. GRUPO_DESCRICAO: Descrição/nome do grupo de produtos.
  3. STATUS: Status (ATIVO ou INATIVO).
  1. MOTORISTA_CODIGO: Código numérico (identificador único) do motorista.
  2. MOTORISTA_NOME: Nome completo do motorista.
  3. STATUS: Status (ATIVO ou INATIVO).
  1. PRECO_TABELA_CODIGO: Código numérico (identificador único) da tabela de preço.
  2. PRECO_PRODUTO_CODIGO: Código numérico (identificador único) do produto.
  3. PRECO_VALOR: Número decimal referente ao valor da tabela de preço (vínculo de tabela com produto), exemplo: 12,20.
  1. PRODUTO_CODIGO: Código numérico (identificador único) do produto.
  2. PRODUTO_NOME: Nome do produto.
  3. PRODUTO_UNIDADE_PRINCIPAL: Unidade principal do produto, exemplo: UN.
  4. PRODUTO_UNIDADE_SECUNDARIA: Unidade secundária do produto, exemplo: CX.
  5. PRODUTO_FATOR_CONV_UN_SEC: Esse campo numérico se refere a quantidade de itens presentes na unidade secundária, para que a conversão possa ser realizada da unidade maior para a menor exemplo: 12.
  6. PRODUTO_TIPO_CONVERSAO: Utilize M para multiplicar ou D para dividir, de acordo com a unidade primária e secundária. Exemplo: Se a unidade principal é UN (1) e a secundária é uma CX (12), você deverá multiplicar a unidade para chegar ao valor da unidade secundária.
  7. PRODUTO_GRUPO_CODIGO: Código numérico (identificador único) do grupo.
  8. PRODUTO_GRUPO_DESCRICAO: Descrição do grupo vinculado ao produto.
  9. PRODUTO_IMAGEM_CODIGO: Código da imagem atrelada ao produto. OBS: A imagem precisa ser primeiramente enviada pelo GED (gestor de documentos) do Fluig e depois vinculada ao produto.
  10. STATUS: Status (ATIVO ou INATIVO).
  1. TABELA_CODIGO: Código numérico (identificador único) da tabela.
  2. TABELA_NOME: Nome da tabela de preço.
  3. STATUS: Status (ATIVO ou INATIVO).
  1. VENDEDOR_CODIGO: Código numérico (identificador único) da tabela.
  2. VENDEDOR_MOTORISTA_CODIGO: Código numérico (identificador único) do motorista que está vinculado ao vendedor.
  3. VENDEDOR_MOTORISTA_NOME: Nome do motorista que está vinculado ao vendedor.
  4. VENDEDOR_NOME: Nome completo do vendedor.
  5. VENDEDOR_EMAIL: E-mail de contato do vendedor.
  6. VENDEDOR_USUARIO_FLUIG: Usuário de acesso do vendedor ao Fluig.
  7. VENDEDOR_USUARIO_FLUIG_DESCRICAO: Descrição do usuário do vendedor no Fluig.
  8. STATUS: Status (ATIVO ou INATIVO).

Esta rotina é responsavel por inserir e alterar grupos de produtos no aplicativo FAST SALES.


Para acessar o cadastro de grupo de produtos, primeiramente, acesse a opção “FASTSALES” no menu lateral esquerdo do fluig.



Em seguida, clique em "Cadastros" e depois em “Grupo de Produtos”; após esses passos, uma nova página contendo a lista dos grupos de produtos se abrirá.




Você poderá cadastrar um novo grupo, realizar a importação de registros (de acordo com o modelo .CSV que pode ser baixado) ou editar as informações de um registro já existente.

Esta rotina é responsavel por inserir e alterar produtos no aplicativo FAST SALES.


Para acessar o cadastro de produtos, primeiramente, acesse a opção “FASTSALES” no menu lateral esquerdo do fluig.



Em seguida, clique em "Cadastros" e depois em “Produtos”; após esses passos, uma nova página contendo a lista dos produtos se abrirá.




Você poderá cadastrar um novo produto, realizar a importação de registros (de acordo com o modelo .CSV que pode ser baixado ao lado) ou editar as informações de um registro já existente. Para vincular uma imagem ao produto, a mesma primeiramente deverá estar dentro da pasta FASTSALES_FORMS, para que possa ser vinculada ao produto.

Esta rotina é responsavel por inserir e alterar tabelas de preços no aplicativo FAST SALES.


Para acessar a rotina de tabela de preços, primeiramente, acesse a opção “FASTSALES” no menu lateral esquerdo do fluig.



Em seguida, clique em "Cadastros" e depois em “Tabela de Preço”; após esses passos, uma nova página contendo a lista das tabelas de preços se abrirá.




Note que essa página possui mais opções do que os outros cadastros. Nela você poderá criar um novo registro, realizar a importação de registros de tabela e preço (de acordo com os modelos .CSV que podem ser baixados ao lado) ou editar as informações de um registro já existente.

Esta rotina é responsavel por inserir e alterar os motorista no aplicativo FAST SALES.


Para acessar a rotina de cadastro de motorista, primeiramente, acesse a opção “FASTSALES” no menu lateral esquerdo do fluig.



Em seguida, clique em "Cadastros" e depois em “Motorista”; após esses passos, uma nova página contendo a lista das tabelas de preços se abrirá.




Você poderá cadastrar um novo motorista, realizar a importação de registros (de acordo com o modelo .CSV que pode ser baixado ao lado) ou editar as informações de um registro já existente.

Esta rotina é responsavel por inserir e alterar os vendedores no aplicativo FAST SALES.


Para acessar a rotina de cadastro de vendedores, primeiramente, acesse a opção “FASTSALES” no menu lateral esquerdo do fluig.



Em seguida, clique em "Cadastros" e depois em “Vendedor”; após esses passos, uma nova página contendo a lista das tabelas de preços se abrirá.




Você poderá cadastrar um novo vendedor, realizar a importação de registros (de acordo com o modelo .CSV que pode ser baixado ao lado) ou editar as informações de um registro já existente.

Esta rotina é responsavel por inserir e alterar as formas de pagamento no aplicativo FAST SALES.


Para acessar a rotina de forma de pagamento, primeiramente, acesse a opção “FASTSALES” no menu lateral esquerdo do fluig.



Em seguida, clique em "Cadastros" e depois em “Forma Pagamento”; após esses passos, uma nova página contendo a lista das tabelas de preços se abrirá.




Você poderá cadastrar uma nova forma de pagamento, realizar a importação de registros (de acordo com o modelo .CSV que pode ser baixado ao lado) ou editar as informações de um registro já existente.

Esta rotina é responsavel por inserir e alterar as condições de pagamento no aplicativo FAST SALES.


Para acessar a rotina de condições de pagamento, primeiramente, acesse a opção “FASTSALES” no menu lateral esquerdo do fluig.



Em seguida, clique em "Cadastros" e depois em “Condição de Pagamento”; após esses passos, uma nova página contendo a lista das tabelas de preços se abrirá.




Você poderá cadastrar uma nova condição de pagamento, realizar a importação de registros (de acordo com o modelo .CSV que pode ser baixado ao lado) ou editar as informações de um registro já existente.

Esta rotina é responsavel por inserir e alterar os clientes no aplicativo FAST SALES.


Para acessar a rotina de cadastro de clientes, primeiramente, acesse a opção “FASTSALES” no menu lateral esquerdo do fluig.



Em seguida, clique em "Cadastros" e depois em “Cliente”; após esses passos, uma nova página contendo a lista das tabelas de preços se abrirá.




Você poderá cadastrar um novo cliente, realizar a importação de registros (de acordo com o modelo .CSV que pode ser baixado ao lado) ou editar as informações de um registro já existente.

Para acessar o cadastro de configurações do sistema, primeiramente, acesse a opção “FASTSALES” no menu lateral esquerdo. Em seguida, clique em “Parametrização”, conforme a imagem abaixo.



Após esse passo, uma nova página contendo a lista de parâmetros e configurações se abrirá, conforme a seguinte imagem.



Aqui os parâmetros exibidos podem ser habilitados ou desabilitados pelo administrador. Os parâmetros existentes são:


  1. Trava tabela de preço do cliente no PDV - Permite que o vendedor faça pedidos utilizando somente a tabela de preços que foi vinculada ao cliente.
  2. Trava forma de pagamento do cliente no PDV - Permite que o vendedor faça pedidos utilizando somente a forma de pagamento que foi vinculada ao cliente.
  3. Trava condição de pagamento do cliente no PDV - Permite que o vendedor faça pedidos utilizando somente a condição de pagamento que foi vinculada ao cliente.
  4. Trava motorista do vendedor no PDV - Permite que o vendedor faça pedidos informando somente o motorista que foi vinculado ao seu usuário.
  5. Chave do Google Maps - Essa chave deve ser gerado pela API de Geolocalização do Google Maps, para que os recursos de localização possam funcionar normalmente nos formulários e processos do FastSales. Basta inserir a chave e salvar.
  6. Chave de Licença do Fluig - Para conseguir utilizar o FastSales, você deverá possuir uma licença válida do Fluig. Para isso, caso tenha dúvidas ou problemas, basta entrar em contato com a unidade da TOTVS Rio Preto, de seg. a sex, das 08h até as 18h pelo telefone (17) 3513-9900.

O FASTSALES é um sistema que roda sobre a plataforma Fluig e será instalado no servidor do próprio cliente. Todos os dados, privacidade, backup e disponibilidade do serviço são de responsabilidade do contratante.

• Ação: Editar registro do formulário
• Endpoint: /ecm/api/rest/ecm/cardView/editCard/{documentid}/{documentversion}
• Card: ECM
• Descrição: Utilizado para atualização dos registros do formulário

• Ação: Nova versão do processo
• Endpoint: /ecm/api/rest/ecm/workflowModeling/newversion
• Card: ECM
• Descrição: Utilizado para criar uma nova versão do processo

• Ação: Liberar processo
• Endpoint: /ecm/api/rest/ecm/workflowModeling/releaseprocess
• Card: ECM
• Descrição: Utilizado para liberar uma nova versão do processo

• Ação: Salvar processo
• Endpoint: /ecm/api/rest/ecm/workflowModeling/saveProcess
• Card: ECM
• Descrição: Utilizado para salvar o processo

• Ação: Atualizar config. mobile
• Endpoint: /ecm/api/rest/ecm/dataset/updateMobileSettings
• Card: ECM
• Descrição: Utilizado para atualizar as configurações do DS no mobile

• Ação: Atualizar formulário
• Endpoint: /ecm/api/rest/ecm/cardIndexPublisher/editDocument
• Card: ECM
• Descrição: Utilizado para atualizar os datasets offiline do formulário

• Ação: Novo job de agendamento
• Endpoint: /ecm/api/rest/ecm/jobscheduler/addJob/
• Card: ECM
• Descrição: Utilizado para agendar atualização de um dataset

O FASTSALES utiliza somente a API do Google Maps como biblioteca externa. Para acessar a política de privacidade e uso de dados da mesma, acesse o link.

Para solicitar suporte, utilize um dos canais abaixo:


• Email: suporte@fastsales.com.br

• Telefone: +55 (17) 3513-9900

• Endereço: Av. Adolfo Lutz, 627 – Vila Sta. Cruz (São José do Rio Preto / SP)

• Horário de Atendimento: De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

• Tempo de SLA: Resposta em até 40 horas

Caso queira realizar a desinstalação do FastSales manualmente, acesse o Painel de Controle, vá em WCM e clique em “Central de Componentes”. Digite “FASTSALES” na barra de busca e clique em pesquisar. Selecione o registro chamado “FASTSALES” e por fim, clique no botão “Desativar”, conforme a imagem abaixo.



Agora basta voltar à página inicial e você notará que o FASTSALES já não está mais presente no menu do Fluig, pois foi desativado.